segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cross merchadising



Sabadão no supermercado.

Estive num supermercado em Joinville no sábado. Baita lição.
Em virtude da insistência (enorme) da Juju, fomos à seção de brinquedos. Para minha surpresa, mais um pouco de aprendizado. Ao lado das bonecas Barbie e suas genéricas, visualizamos embalagens de pão de mel. Próximo a outras bonecas, um display da Energizer. Será que foram colocados ao acaso?
Numa primeira percepção, o que tem haver pão de mel com a Barbie?
A resposta está no cross merchadising, uma técnica que tem por finalidade cruzar (cross) os produtos no ponto de venda que tenham entre si relação direta de consumo destacando-os entre os demais (merchandising). Essa técnica serve para lembrar o consumidor do produto (gerar interesse de compra) quando estiver comprando outro item.
O objetivo do cross merchandising é aumentar as vendas de produtos que normalmente são esquecidos pelos clientes, e que através de técnicas de estímulo por associação passam a adquiri-lo por impulso ou conveniência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário