segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Danone - estratégia de negócio

Abaixo o link para uma entrevista muito interessante com o Franck Riboud, presidente do conselho da Danone.

http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2014/12/como-danone-pretende-se-manter-lider-e-turbinar-vendas-de-seu-carro-chefe.html

Alguns trechos me chamaram atenção:

"A Danone é uma empresa muito descentralizada. Os processos não são realizados de cima para baixo, são realizados de baixo para cima".

"O grande erro em termos de gerencia é colocar pressão nas pessoas dizendo: “Nós temos que crescer 10%. Os lucros precisam aumentar”. Não. A Europa está em uma situação econômica global difícil, então nós precisamos contornar a situação. Nós não colocamos muita pressão nos resultados. Nós colocamos muita pressão na produtividade e na eficiência".

"A conclusão disso é: nós não somos tão dependentes do crescimento do PIB de um país. A categoria de negócio que nós estamos inseridos no Brasil está crescendo, porque é também algo da própria categoria: os produtos saudáveis, com menos açúcar. O brasileiro percebeu que a comida pode realmente ser saudável. E essa é exatamente a posição da nossa empresa. Eu penso que a nossa categoria e o projeto que nós temos para a sociedade e para a economia está de acordo com a filosofia do nosso negócio e com a filosofia dos consumidores. Essa é realmente uma grande oportunidade para nós".

"Para nós, a indústria alimentícia, e a Danone inclusa, não vai pensar a comida só para alimentar o corpo, mas também como algo que impacte a mente. Se você se sentir bonito, se sentir feliz com você mesmo, você estará melhor, mais forte e mais competitivo. É necessário entender o que o cliente quer e isso serve não só para as empresas de alimentação. O que o cliente quer?"

Boa leitura. Boa semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário